Segurança reforçada no comércio
Chegada do fim de ano, aproximação das festas natalinas e o incremento do 13º salário movimentam o comércio. Nesta época, é comum famílias se reunirem para ir às compras ou, simplesmente, dar uma volta na área central da cidade. Para facilitar, há o horário estendidodo comércio, na semana do Natal quando as lojas podem ficar abertas até as 21h.
Para que tudo aconteça dentro da normalidade, a Brigada Militar desenvolve mais uma edição da Operação Papai Noel. Diariamente, brigadianos serão vistos em maior número na área central, a pé e motorizados, dando maior atenção aos comerciários e clientes que circulam pelos estabelecimentos comerciais.
A intenção, explica a capitão Michele da Silva Vargas, é de levar mais segurança aos comerciários e à população em geral. "Muita gente aproveita o fim de ano e o incremento do 13º salário para fazer suas compras natalinas e, neste sentindo, é fundamental aumentar a segurança nos locais com maior concentração de pessoa e, consequentemente, de dinheiro", ressalta.
A comandante da 3ª Companhia menciona que a Operação Papai Noel se estende até o dia 31 de dezembro e destaca a importância das pessoas tomarem cuidados para evitar a ação dos ladrões. "Uma dica que dou é para que as mulheres tenham mais atenção ao carregar as bolsas, pois é comum elas efetuar pagamentos, colocar a carteira na bolsa e sair das lojas sem fechá-las corretamente, chamando a atenção e facilitando a ação dos marginais", observa a oficial.
A capitão Michele também se refere ao uso do celular, que distrai as pessoas e também facilita a ação dos ladrões. "Muitas vezes a pessoa está com diversas sacolas nas mãos e se distrai usando o celular, dando chances aos marginais, que já estarão observando a distração da vítima".Usar o celular no bolso de trás da calça ou bermuda, deixando parte do aparelho à mostra, também deve ser evitado.
Outra dica importante é de adotar cuidados ao desembarcar dos veículos. "Sempre verifique se realmente o carro foi chaveado", pede a comandante, destacando que "a oportunidade faz o ladrão'.
BEM-VINDO
O incremento no policiamento da área central da cidade é bem aceito pelos comerciantes e pessoas que vão às compras. A proprietária da loja Oriente, localizada na rua Osvaldo Aranha, vê a operação com bons olhos. "Isso é muito bom para nós e para quem vem às compras", disse.
Da mesma forma, a gerente da CJ Calçados e Confecções, também situada na Osvaldo Aranha, avalia como positiva a presença dos brigadianos. "Sempre é bom ter mais segurança."
Por Alvaro Pegoraro