Proerd ensina mais 170 alunos de Venâncio Aires a dizer não às drogas e à violência
Cerca de 170 alunos de escolas de Venâncio Aires participaram, ontem à tarde, da solenidade de formatura do segundo semestre de 2024 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O ato foi realizado na sede social da Alliance One, no bairro Macedo, e contou com a participação de alunos da Pré-escola Arco-Íris, das escolas municipais José Duarte de Macedo, Dois Irmãos, Dom Pedro II e Cidade Nova; e da escola estadual Crescer. O programa também foi repassado a 27 alunos de uma turma do Ensino Médio da escola Monte das Tabocas.
Este ano, pela primeira vez, as lições do Proerd foram repassadas a uma turma da Pré-escola e a uma turma do Ensino Médio. “Sabemos da importância do Programa, mas não sei se ele terá continuidade no ano que vem. Por isso , vamos reavaliar a manutenção do Proerd no município”, mencionou a capitão Michele da Silva Vargas, que participou da solenidade.
A comandante da 3ª Companhia se referiu as dificuldades enfrentadas este ano, primeiro com a falta de instrutores e, depois, com as questões financeiras e a busca por patrocinadores. “Não fosse o Consepro [Conselho Pró-Segurança Pública], com certeza não conseguiríamos realizar a formatura deste ano”, revelou.
Por outro lado, a oficial enalteceu o trabalho dos instrutores Hertz, Ribeiro e Diana, mencionando que eles estão auxiliando a formar personalidades. A oficial também fez um agradecimento especial à empresa Chimatur Vale do Sol, pelo transporte aos formandos e a todas as outras pessoas e empresas que auxiliaram para que a formatura fosse realizada.
O prefeito Jarbas da Rosa, presente na solenidade, mencionou a importância do Proerd aos alunos, assim como a vereadora Claidir Kerkhoff Trindade, que destacou a necessidade da família andar mais próxima dos filhos. “É fundamental”, disse.
Solenidade
Além dos formandos e professores, muito familiares prestigiaram a solenidade. Todos os formandos receberam um caderno e uma caneta e os autores das melhores redações foram premiados com medalhas, diplomas e uma miniatura de pelúcia do leão Dare, o mascote do Proerd.
Depois do juramento, a soldado Hertz botou os presentes para dançar. Na sequência, foram feitos sorteios, inclusive de duas bicicletas, bolas e mochilas, e a solenidade se encerrou com um lanche para todos os formandos, que depois retornaram para suas escolas.