Consepro retoma o projeto da vigilância colaborativa
Os membros do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) de Venâncio retomarão o projeto da vigilância colaborativa. A decisão foi tomada em reunião realizada na noite da terça-feira, 7, no galpão do Posto Chama. O projeto tem a simpatia da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Caciva) e o próximo passo é agendar uma reunião com o tenente-coronel Giovani Paim Moresco, responsável pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Rio Pardo.
O posicionamento do comandante é decisivo, pois o projeto depende da participação direta da Brigada Militar. "São câmeras de vigilância que podem ser instaladas por empresas ou domicílios e que serão monitoradas pela Brigada", explicou o empresário Dieter Knak.
O presidente do Consepro lembrou que o sistema funciona em Santa Cruz do Sul, onde há mais de cem câmeras 'particulares' sendo monitoradas pela BM. "Elas são uma importante e eficiente ferramenta de combate à criminalidade, e de baixo custo para quem as instalar", observou Knak. Sem contar que as câmeras também fazem o trabalho preventivo, o que, em tese, representa mais olhos nas ruas.
Para aderir à vigilância colaborativa, o interessado entrará em contato com uma empresa, que fará a instalação da câmera e a espelhará com o sistema de monitoramento da BM. O interessado terá um custo mensal, mas o interessante é que as imagens da sua câmera, instalada em frente ao seu estabelecimento ou a sua casa, estará sendo monitorada por um policial militar.
Em caso de um assalto, por exemplo, é possível monitorar a rota de fuga usada, assim como verificar detalhes do assaltante e do veículo usado. "E quanto mais pessoas ou empresas aderirem ao projeto, mais eficiência ele terá, pois será possível mapear o trajeto feito e isso possibilitará a prisão logo depois do ocorrido ou, no mínimo, identificar os envolvidos e para onde fugiram", menciona o presidente do Consepro.
No encontro da terça-feira, onde 12 dos 18 membros do Cosnepro estiveram presentes, também foi aprovado a doação de 350 camisetas para os alunos que, em breve, concluem e terão a formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A falta de efetivo na Brigada Militar segue em pauta.
CONSELHO
Solenidade realizada ontem à noite, no galpão do Posto Chama, deu posse à nova diretoria do Conselho da Comunidade de Venâncio Aires. O empresário Flávio Bienert, que já presidiu o Consepro, assumiu o cargo e nomeou a sua diretoria, que tem como vice-presidente o empresário Júnior Haas.
Mesmo antes da posse, Bienert já manteve contatos com o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto e com o juiz João Francisco Goulart Borges para ver as necessidades mais urgentes da Penitenciária Estadual (Peva). Uma delas é uma limpeza no sistema de esgoto, o que já está encaminhado. A construção de um muro ao redor da casa prisional é outro assunto em pauta.