Dieter Knak assumirá o Consepro em lugar de Flávio Bienert
O empresário Dieter Knak será o novo presidente do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) de Venâncio Aires. A confirmação aconteceu terça-feira à noite, 3, na última reunião do ano da entidade, realizada na sede social do Posto Chama. Ele substituirá o empresário Flávio Bienert, que preside a entidade há quatro anos. O Consepro é um braço da segurança da Capital Nacional do Chimarrão há 35 anos.
A posse de Knak acontece na primeira reunião do próximo ano, agendada para o mês de março. Ele ainda não definiu a nominata da sua diretoria, mas todos os integrantes do Conselho se colocaram à disposição para auxiliar na manutenção dos órgãos de segurança pública. "Estou muito feliz pela confiança depositada em mim", disse o futuro presidente.
Ele enalteceu a maneira como a entidade é gerida e fez um elogio especial ao trabalho do soldado Moisés Bica de Assunção, mentor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). "Só hoje [terça-feira] tu formou mais 558 alunos. É um trabalho louvável", mencionou Knak.
Bienert, ao se manifestar, explicou que a entidade foi criada para dar condições aos órgãos de segurança e fazer frente à criminalidade. Elogiou a parceria com o Poder Judiciário e o Ministério Público, nas pessoas do juiz João Francisco Goulart Borges e do promotor Pedro Rui da Fontoura Porto, respectivamente, e agradeceu ao seu vice, o empresário Adriano Reginatto. "Tua colaboração é muito importante", frisou.
O atual presidente também agradeceu o apoio recebido do coronel Valmir José dos Reis e elogiou a eficiência da capitão Michele da Silva Vargas. "Mesmo com o efetivo reduzido, faz um excelente trabalho".
Convidada a se manifestar, a comandante da 3ª Companhia citou o apoio de todos os membros da entidade, em especial do conselheiro Iloir Palm, "que sempre foi muito atencioso". Depois, prestou uma homenagem a Bienert e Reginatto, entregando-lhes cestas com produtos.
Futuro Secretário de Segurança do município, Dário dos Santos Martins falou da busca pelo posto da Polícia Rodoviária Estadual, em Vila Estância Nova, da intenção de construir o novo prédio da Polícia Civil, nos fundos do Fórum, e garantiu que as câmeras de videomonitoramento receberão manutenção e voltarão a funcionar. "Tudo com dinheiro de multas de trânsito".
APOIO MANTIDO
Presentes na reunião, o juiz Goulart Borges e o promotor Pedro Porto garantiram apoio ao Consepro. O representante do Ministério Público destacou o trabalho desenvolvido pelos órgãos de segurança e citou as ações preventivas, através do Proerd e do Posto de Atendimento à Mulher (PAM), como algo diferenciado. "É a comunidade a mais favorecida com o trabalho do Consepro", disse o juiz.
Presente no ato, o vereador André Puthin garantiu o apoio do Poder Legislativo. O prefeito Giovane Wickert, que estava em outro compromisso, compareceu na reunião, engrandeceu o serviço do Conselho e revelou que há uma verba destinada à entidade.
Por Alvaro Pegoraro