Schirmer: segurança começa com a educação das crianças
Durante o ato de entrega de uma viatura à Brigada Militar, ontem, o secretário estadual Cézar Schirmer afirmou que "não será possível fazer mudanças profundas na área da segurança pública, se não começarmos a educar nossas crianças". O responsável pela pasta elogiou o esforço dos membros do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) pela aquisição da viatura e ressaltou que cita Venâncio Aires como exemplo de participação comunitária na busca por melhores condições aos órgãos de segurança pública.
Na presença de autoridades civis, militares e empresários, Schirmer enfatizou que pequenos crimes, não combatidos na sua essência - como uma simples pichação em local público -, são o estopim para um futuro temeroso e que pode levar os jovens ao mundo do crime.
O secretário citou a glamorização do crime em novelas e ressaltou que é preciso mudar a sociedade, implantando uma cultura de paz, começando com pequenas ações.
Falou do efetivo da segurança pública, que é o menor da história, ressaltou a contratação de alvaro pegoraro 4.200 servidores neste ano e disse que existe outro contingente de pouco mais de 400 brigadianos que em breve começam o curso de formação. "E quero que esse treinamento seja feito aqui na região, para que esse brigadianos já atuem nas ruas de Venâncio", pediu o secretário ao tenente-coronel Valmir José dos Reis, que responde pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Rio Pardo.
Enquanto estes brigadianos não estejam prontos, uma das saídas é a contratação de PMs Temporários, a exemplo do que já foi feito no ano passado. "São jovens que saem do Exército e estão prontos para trabalhar", argumentou. Sobre a falta de mais segurança externa, maior número de agentes e as consequentes fugas na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), Schirmer mencionou que uma das alternativas é a construção e a regionalização de mais casas prisionais, como pretendia o juiz João Francisco Goulart Borges. "A presença da família ajuda na ressocialização dos presos e, assim, não precisaria trazer condenados de outras regiões para cá", disse o secretário.
VIATURA
A caminhonete GM S 10 repassada ao comando da 3ª Companhia, em comodato, foi adquirida pelo Consepro, com auxílio da indústria e do comércio do município. Ela está adesivada e já começou a ser usada no policiamento de rua.
Durante o ato, o presidente do Consepro Flávio Bienert destacou o importante apoio dos membros do Consepro, empresários, Judiciário e demais pessoas que contribuem mensalmente com a entidade que preside. "É o trabalho dos órgãos de segurança que dá credibilidade para que consigamos os recursos necessários", disse. Após a solenidade, o grupo almoçou com o secretário Schirmer, na sede social do Posto Charrua.