• Quarta-Feira | 08 de Maio

Membros do Consepro têm audiência com o comando-geral da Brigada

Venâncio Aires será um dos municípios que receberá reforço no efetivo da Brigada Militar. A confirmação foi feita ontem à tarde pelo tenente-coronel Luigi Gustavo Soares Pereira. O chefe de assessoria parlamentar do Comando-Geral da BM ratificou aos membros do Conselho de Pro-Segurança Pública (Consepro) aquilo que já havia sido dito, dias atrás, pelo coronel Valmir José dos Reis.

No encontro com o responsável pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Rio Pardo, na quinta-feira, 4, foi assegurado que parte dos alunos que estão realizando o curso para soldados, será designada para atuar na Capital Nacional do Chimarrão. Parte desde efetivo, como treinamento, auxiliará na segurança da 15ª Festa Nacional do Chimarrão.

São 150 futuros soldados em formação, em Rio Pardo, de um total de dois mil homens e mulheres, que realizam o curso em outras regiões do Estado. O coronel Reis, no entanto, não prometeu quantos soldados virão, mas a expectativa é que oscile em torno de 20.

Da mesma forma, o tenente-coronel Luigi não fala em números. No entanto, explicou ao presidente do Consepro, Flávio Bienert, que o primeiro passo, após a conclusão do curso, no mês de agosto, será de tratar das transferências. O oficial citou exemplos de pessoas que residem ou têm familiares em Venâncio e estão lotados em outros municípios. "Estas pessoas que solicitarem a transferência serão atendidas e depois trataremos da redistribuição dos novos soldados", mencionou o chefe de assessoria do Comando-Geral.

No encontro realizado em Porto Alegre, os membros do Consepro também reforçaram o pedido por mais armamento. O tenente-coronel Luigi, que é o responsável pelos estudos e sabe das necessidades de cada região, disse que, se necessário, será feito o remanejamento do armamento de outras localidades, para atender a demanda da 3ª Companhia. O coronel Reis, por sua vez, garantiu o encaminhamento de novo armamento até o fim deste mês.

Um dossiê feito pela capitão Michele da Silva Vargas foi repassado ao coronel Mário Yukio Ikeda. Nele constam as necessidades do município, que é o 26º em arrecadação de ICMS do Estado. Em número de efetivo, a 3ª Cia está bem abaixo do previsto, com menos de 50% do ideal.
Além do presidente Flávio Bienert, estiveram no Comando-Geral os conselheiros Adalberto Hamester, João Moacir Laufer Ferreira e Alvaro Pegoraro.