Bienert assume o Consepro com meta definida
O empresário Flávio Bienert é o novo presidente do Conselho Pró Segurança Pública de Venâncio Aires (Consepro) para o biênio 2016/18. Ele substitui o também empresário, Adalberto Hamester. A eleição e posse ocorreram quinta-feira, 17, à noite, durante Assembleia Geral realizada na sede social da Sociedade dos Motoristas. Uma das metas da atual diretoria é a efetivação da instalação do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) em Vila Estância Nova.
A entidade é o braço direito dos órgãos de segurança pública do município e responsável diretamente pelo suporte financeiro à Polícia Civil (PC) e à Brigada Militar (BM). Além da manutenção das viaturas, renova a frota e auxilia os setores administrativos dos dois órgãos.
O Consepro, através da Vara de Execuções Criminais (VEC) do município, também é responsável pelo pagamento das psicólogas que atuam no Posto de Atendimento à Mulher (PAM), que funciona junto à Delegacia de Polícia há quase 16 anos.
Antes da aclamação de Bienert, Hamester fez um breve relato sobre sua gestão, que movimentou R$ 336.644,77 em receita, com R$ 313.276,43 em investimentos, deixando o caixa com saldo positivo. Além de empresários e parceiros que doam valores, mensalmente, à entidade tem o suporte financeiro através da Prefeitura e, principalmente, de valores provenientes de penas alternativas, que são repassadaspelo Judiciário.
Ele também destacou que todas as viaturas da BM são consertadas nas oficinas da Chimatur, onde o Consepro gasta apenas com as peças, pois a mão de obra é doada por uma equipe de mecânicos da empresa. "E se não fosse isso eu não sei se teríamos uma viatura rodando hoje", observou. Ele também falou da falta de efetivo e da promessa de reposição, principalmente na BM.
Hamester falou da sua principal meta, que está encaminhada e que tem promessa de ser concretizada ainda este ano, na gestão de Bienert. A instalação de um posto da PRE, em Vila Estância Nova, auxiliará em muito no trabalho da segurança pública. O prédio será construído às margens da RSC-287, ao lado da escola Adelina Isabela Konzen, em área já definida.
O ex-presidente, que na atual diretoria será o responsável pelo Departamento de Manutenção, agradeceu a parceria firmada com a VEC, através do juiz João Francisco Goulart Borges. "É o nosso representante."
O novo presidente, Flávio Bienert se mostrou comprometido em dar continuidade ao trabalho desenvolvido. Disse que manterá as parcerias firmadas e que, se for preciso, baterá na porta de futuros colaboradores. Sobre a instalação da PRE em Estância Nova, referiu que é uma das suas metas.
A solenidade, foi coordenada pelo advogado e professor João Moacir Laufer Ferreira, que assumiu como vice-presidente da entidade. Ao se manifestar, o delegado Felipe Staub Cano fez uma justa homenagem. Entregou uma placa com o escudo da PC ao capitão Rafael Tiarajú de Oliveira, ex-comandante da 3ª Companhia e que hoje atua na sede do comando rodoviário do Estado. "É o reconhecimento pela parceria e integração que ele criou entre a PC e a BM", citou.
Ao agradecer a honraria, o oficial mencionou que as diferenças devem ser deixadas de lado, em prol da comunidade. "O serviço público que a gente presta é mais importante que qualquer coisa."
Entre os presentes no ato, o general Édson Goulart. O ex-secretário de Segurança Pública elogiou a atitude do delegado Cano e o trabalho desenvolvido pelo Consepro. Sobre a atuação das forças policiais no combate à criminalidade, foi categórico: "Ou os marginais mudam de lugar ou de profissão."O tenente-coronel Francisco de Paula Vargas Júnior revelou que já existe um estudo técnico para a transferência do grupamento de Taquari para Vila Estância Nova e garantiu esforço para que isso se concretize este ano. "Com o grupamento em Estância Nova, o retorno social é bem maior", explicou o comandante geral da PRE.
Goulart Borges agradeceu, como cidadão, o trabalho feito pelo Consepro em prol da segurança pública e prometeu seguir canalizando verbas da penas alternativas à entidade.
Finalizando, o prefeito Airton Artus mencionou que a comunidade de Vila Estância Nova vai abraçar o posto da PRE e garantiu apoio à entidade. "Somos parceiros naquilo que estiver ao nosso alcance."